A existência de vários destes Sistemas de Informação de Saúde (SIS) de fornecedores distintos torna um grande desafio a sua integração e o aproveitamento da grande quantidade de dados distribuídos por todos os SIS nos diferentes departamentos hospitalares.
Os sistemas de interoperabilidade existentes nos hospitais são por vezes ineficientes por dificuldade de utilização por parte dos utilizadores e assistência ou manutenção por parte dos fornecedores, quer pelos valores envolvidos quer pela demora das intervenções. Este facto afeta inevitavelmente a rentabilidade dos SIS e consequentemente o processo de decisão clínica por parte dos profissionais de saúde, não podendo tomar decisões com base nos dados realmente disponíveis e atualizados do paciente.
Uma Plataforma de Interoperabilidade – BUS Integrador, permite a centralização das transmissões de dados clínicos e demográficos realizadas nas instituições de saúde, permitindo a extração de métricas relacionadas com as integrações dos SIS de diferentes fornecedores. Realiza ainda a verificação da integridade semântica das mensagens HL7 e monitorização em tempo real das integrações em produção.
Sendo um integrador (toolset), a nossa solução HS.HELIOS pode ser integrado total ou parcialmente nos sistemas em funcionamento nas instituições tirando partido dos recursos já existentes.