Pdf Download – EN
Pdf Download – PT

HS.ATLAS é um sistema de monitorização e avaliação de SLAs (service level agreement). Monitoriza e avalia o desempenho do servidor e da rede bem como a qualidade dos dados. O HS.ATLAS verifica os hosts e os serviços que se especificam e notifica-o quando ocorrem problemas e quando estes se recuperam. Os sistemas a serem monitorizados podem ser quase qualquer dispositivo conectado a uma rede.

DESAFIOS

Num ambiente empresarial onde coexistem sistemas de informação(SI) críticos, um mau funcionamento destes, pode afetar gravemente o funcionamento da instituição. Estes problemas, inevitavelmente, traduzem-se em degradação do serviço prestado, problemas no funcionamento interno da instituição e prejuízos de natureza diversa e por vezes difíceis de quantificar.

Quando existem ocorrências desta natureza é necessário avaliar e encontrar a origem do problema de forma a poder resolver e esta tarefa pode ser morosa dependendo da infraestrutura que instituição apresenta. Em instituições com um parque informático extenso e heterogéneo é necessário tomar medidas que reduzam o tempo de resposta a problemas e indiquem rápida e eficazmente a sua origem, reduzindo assim o downtime dos serviços disponibilizados pelos sistemas afetados.

De forma a reduzir o tempo de avaliação dos problemas, e disponibilizando uma forma preventiva de mitigar problemas, o HS.ATLAS, devido à sua flexibilidade de configuração, permite monitorizar os vários sistemas e equipamentos da instituição, munindo-a de uma ferramenta que para além de informar em tempo real os problemas que ocorrem na instituição permite observar os sistemas prevenindo eventuais quebras de serviço.

SOLUÇÃO HS.ATLAS

A solução de monitorização HS.ATLAS tem como objetivo disponibilizar uma ferramenta altamente personalizável para monitorização e prevenção de problemas tanto nos SI como nos equipamentos de redes e outros equipamentos ligados na rede da instituição.

Assim, a instituição poderá monitorizar toda a infraestrutura informática recebendo alertas com base em métricas personalizáveis de forma a poder intervir nos sistemas que estão com degradação de serviço prevenindo quebras totais ou parciais da disponibilidade deste.

A monitorização destes serviços vai desde sensores de utilização de CPU, memória e espaço em disco dos sistemas, até a bandwidth utilizada por cada porta de um switch. O sistema de monitorização do HS.ATLAS tem um fingerprint bastante reduzido nos sistemas onde é instalado para monitorização bem como na largura de banda utilizada ou, se esta solução não for possível ou recomendada, este pode ser configurado para que se use outros canais para monitorização dos sistemas alvo, como por exemplo SNMP.

A solução HS.ATLAS disponibiliza também uma interface gráfica web bastante intuitiva e simples que permite visualizar de forma rápida onde se encontram os problemas para que possam ser endereçados mais rapidamente e reduzir o seu tempo de resposta.

BENEFÍCIOS DO HS.ATLAS 

  • Centralização de integrações entre vários Sistemas de Informação;
  • Alta disponibilidade da plataforma de integração de dados;
  • Monitorização em tempo real do tráfego de rede informáica hospitalar;
  • Produção de dados para controlar os níveis de suporte do fornecedor;
  • Lança alertas acionáveis sobre a qualidade dos dados de negócios e precisão.

ARQUITETURA

A arquitetura do HS.ATLAS é bastante flexível e adaptável. Para infraestrutura mais pequenas, este pode ser disponibilizado apenas num servidor com capacidade para albergar todas a métricas retiradas dos sistemas da instituição. Pode, igualmente, ser instalado numa arquitetura de alta disponibilidade, com todos os seus componentes distribuídos por vários servidores e inclusive localizações geográficas diferentes no caso de grandes instituições com infraestruturas altamente complexas.

FORMULÁRIO DE CONTACTO