COMUNICADO N.1

Crescer com inovação – Reconhecimento de idoneidade da HLTSYS – HEALTHYSYSTEMS em matéria de Investigação e Desenvolvimento.

A HLTSYS, desde a sua existência, tem vindo a apostar na inovação tecnológica, concretamente, através da participação em projetos de apoio à inovação dos Sistemas de Informação e das ferramentas de trabalho, e simultaneamente da segurança de informação dos seus clientes/parceiros.

É neste contexto que gostaríamos de comunicar que a Agência Nacional de Inovação (ANI) reconheceu, formalmente, no passado dia 03 de julho, a idoneidade à HLTSYS para a prática de atividades de I&D no domínio técnico-científico das TIC, por um período de 8 anos e nas seguintes áreas de atuação: Ciber-segurança; TIC na Administração Pública; TIC aplicadas à Saúde. Para que este reconhecimento fosse possível a HLTSYS contou com o testemunho evidenciado das seguintes entidades com as quais tem colaborado em matéria de atividades de I&D nestes domínios de atuação. Elas são: CINTESIS; INESC-TEC; FCUP; ESEP.

A HLTSYS está envolvida, até à data, no desenvolvimento de 4 projetos IDT financiados pelo Portugal 2020:

  • I. DiAS .: De.identification as a Service (promotor individual);
  • II. Demonstrador HS.HELIOS .: Integrador HS.HELIOS para a comunicação e portabilidade de dados na saúde (promotor líder);
  • III. Demonstrador HS.REGISTER .: Repositório Centralizado de logs HS.REGISTER para rastreabilidade na Saúde (promotor líder);
  • IV. emonstrador ObsCare WCR .: Worlwide Maternal and Child Care Patient Record and Research (co-promotor).

Além do reconhecimento deste estatuto pela Comissão Certificadora para os Incentivos Fiscais à I&D Empresarial, pela comunidade científica e tecnológica, as entidades reconhecidas como idóneas em matéria de I&D beneficiadas pelo SIFIDE (Sistemas de Incentivos Fiscais à I&D empresarial) são contabilizadas a 100% para efeitos de atribuição de benefício fiscal. Para as empresas que não detenham o estatuto de idoneidade, por imposição do programa SIFIDE são limitadas a 55% do valor dos custos de pessoal diretamente envolvido em tarefas de I&D.

A HLTSYS vê assim o Reconhecimento de Idoneidade para prática de atividades de I&D como uma oportunidade para:

  • Disseminar as suas competências em matéria de I&D;
  • Reforçar as ações de valorização económica dos seus projetos de I&D;
  • Aumentar os projetos e atividades em cooperação com empresas ou entidades do sistema de I&D;
  • Dar a possibilidade aos seus clientes/parceiros de maximizar o valor do respetivo crédito fiscal.

FORMULÁRIO DE CONTACTO